
Para visualizar as tabelas por completo,
basta arrastar para a direita.
Este procedimento visa estabelecer o regulamento Programa Minha Ideia Brilhante na HMCSA.
Este procedimento se aplica a todos os departamentos da HMCSA.
HB-QA-QR-025 – Formulário do Minha Ideia Brilhante.
Para fins deste Regulamento, salvo de outra forma expressamente definido, os termos listados a seguir (no plural ou singular) terão os seguintes significados:
HMCSA: Hyundai Motor da América Central e do Sul.
COLABORADORES: São todos os profissionais com contrato ativo junto à HMCSA por força de contrato de trabalho regular (CLT).
PROPONENTE: São todos os Colaboradores das três unidades HMCSA localizadas nas cidades de Piracicaba e São Paulo, que propõem uma ideia, elegíveis durante o contrato ativo. O empregado, ao não mais compor o quadro de funcionários da empresa, é automaticamente desvinculado do Programa. Assim, não serão creditados pontos posteriormente ao desligamento, ainda que a respeito de ideias cuja análise estivesse em andamento no momento da rescisão contratual, por qualquer motivo, independentemente do estágio de validação da ideia no momento do desligamento do proponente à HMCSA. Não poderão participar, presidentes, vice-presidentes, diretores, jovens aprendizes e estagiários.
COPARTICIPANTE: São Colaboradores que participam da proposta da ideia em conjunto com o Proponente.
PESSOA CHAVE: São os Colaboradores que atuam como facilitadores, contribuindo para a gestão das ideias dentro de seus respectivos departamentos.
GESTOR DO PROGRAMA: É o responsável pela gestão do Programa Minha Ideia Brilhante.
AVALIADOR TÉCNICO: É o responsável pela avaliação da viabilidade técnica e financeira da ideia.
GESTOR DA AREA: É gestor responsável pela a aprovação da avaliação técnica da área responsável pela avaliação e/ou implementação da ideia.
IDEIA: Sugestão de melhoria em processo, produto, marketing ou organizacional que tragam beneficios mensuráreis ou não-mensuráveis para a HMCSA.
IDEIA DE PRODUTO: Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais no produto, modificação e/ou alteração de peça para realização de serviços com o objetivo de melhoria de qualidade e/ou redução de custo.
IDEIA DE PROCESSO: Adoção de métodos de produção novos que tornem os processos mais rápidos, eficientes, confiáveis e/ou com menos recursos. Também incluí métodos de entrega dos produtos, mudanças de equipamentos, novos conhecimentos.
IDEIA ORGANIZACIONAL: Alteração de estrutura organizacionais e novas técnicas de gerenciamento.
IDEIA DE MARKETING: Alteração na forma do lançamento de um produto, novos métodos na promoção e posicionamento do produto que gerem receita ou redução de custo para HMCSA.
IDEIAS DE IMPACTO FINANCEIRO: Ideias que objetivam ganhos financeiros para empresa (redução de gastos, despesas, custos ou aumento de margem) e que seja possível mensurar seus ganhos através de evidências sólidas (conjunto de informações e documentos oficiais que comprovem a veracidade da proposta apresentada após a sua implementação e que confirmem os dados do impacto financeiro e contábeis atribuído a ideia).
IDEIA DE REDUÇÃO DE CUSTO: São ideias que alteram a situação atual das despesas/custos no processo ou produto. São ações que efetivamente promovem uma redução de custo ou despesa para companhia e é possível a validação real através de evidências sólidas.
IDEIA DE CUSTO EVITADO: São ideias que visam a prevenção de despesas/custos futuros, geralmente ocorrem durante a fase de projetos ou na escolha de diferentes opções futuras possíveis objetivando a de menor impacto financeiro. Sendo necessário a apresentação de evidências sólidas para validação teórica.
AUMENTO DE MARGEM: São ideias que visam o aumento da margem de lucro ou geração de caixa para a companhia.
RESULTADO LÍQUIDO VALIDADO: Retorno aprovado pelo Departamento financeiro da HMCSA, mediante a apresentação de evidências sólidas que comprovem o retorno financeiro nos primeiros 12 (doze) meses após a data de implementação deduzido do valor monetário de investimentos/gastos necessários para a implementação da ideia. Nos casos de projetos com payback superior a 1 (um) ano, a validação financeira considerará o período de 12 (doze) meses posteriores a data ao payback descontando a taxa de juros predeterminadas (valor presente).
PORTAL DE IDEIAS: Sistema automatizado para registro, fluxo e gestão das ideias geradas no Programa Minha Ideia Brilhante.
REGISTRO DA IDEIA: Inscrição de uma ideia no PORTAL DE IDEIAS.
IDENTIFICADOR DA IDEIA: Código único, gerado no registro da ideia no PORTAL DE IDEIAS, conforme o padrão:

4.7 PONTOS
Unidades de medida utilizadas pelo Programa Minha ideia Brilhante para contabilizar o acúmulo e o resgate dos prêmios oferecidos.
4.8 PRÊMIOS
Cartão Presente resgatado com pontos pelos proponentes ou coparticipantes.
4.9 RESGATE DE PRÊMIOS
É o ato de troca dos pontos por prêmios efetuado pelos proponentes ou coparticipantes.
5.1 QUALIDADE ASSEGURADA
A gestão do Programa Minha Ideia Brilhante é de responsabilidade do departamento da Qualidade Assegurada:
5.1.1 GESTOR DO PROGRAMA
- Assegurar que todas as regras e critérios estão sendo atendidos.
- Compartilhar as metas e resultados do programa com todos os envolvidos.
- Organizar e gerenciar campanhas de ideias visando aumentar a quantidade de ideias e os resultados de redução de custo.
- Compartilhar a pontuação oficial dos proponentes com os líderes e pessoas chaves de cada departamento.
- Acompanhamento do status das ideias e criar ações para a execução das atividades pelos envolvidos.
- Organizar a compra e a entrega dos prêmios.
- Divulgar os resultados dos Programa através dos canais de comunicação oficial da HMCSA.
- Treinamento dos líderes e pessoas chaves quanto as regras do programa e método de lançamento e aprovações das ideias.
- Manutenção do sistema que executa o processo de registro e avaliação das ideias.
- Validar o atendimento dos requisitos do programa e a implementação em até 10 (dez) dias corridos.
- Validar o impacto financeiro de ideias com retorno igual ou inferior a R$ 50.000 (cinquenta mil reais) em até 30 (trinta) dias após obter todas as informações necessárias para validação financeira, considerando a data do último anexo no sistema.
5.2 DEPARTAMENTOS ENVOLVIDOS
5.2.1 RESPONSABILIDADES DA PESSOA CHAVE
- Assegurar que as ideias dos departamentos estão devidamente registradas no sistema e analisadas.
- Auxiliar os proponentes com os cálculos e estimativas das ideias mensuráveis.
- Assegurar que todos os proponentes recebem o “feedback” da ideia.
- Acompanhar o status de implementação da ideia.
- Direcionar as ideias das análises para os responsáveis pela a avaliação.
- Acompanhar o status da avaliação e implementação da ideia.
- Responder as dúvidas dos colaboradores com relação as regras e critérios do programa.
- Compartilhar a pontuação Geral do Programa com os colaboradores da sua área de responsabilidade após a divulgação oficial do departamento da qualidade assegurada.
- Avaliar a ideia quanto ao atendimento dos requisitos do programa e a encaminhar a ideia para análise técnica em até 05 (cinco) dias corridos.
5.1.2 RESPONSABILIDADES DO PROPONENTE OU COPARTICIPANTE
- Fornecer todas as informações necessárias para avaliação da ideia no momento do registro.
- Fornecer todas as informações necessárias para avaliação financeira, para as ideias que não dependam do departamento de compras para validação do custo final.
5.1.3 RESPONSABILIDADES DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO
- Classificar as ideias com impacto financeiro: custo evitado / redução de custo / aumento de margem.
- Validar as ideias com impacto financeiro com retorno superior a R$ 50.000 (cinquenta mil reais), avaliando as evidências sólidas apresentadas nas etapas de validação financeira.
- Classificar as ideias com impacto financeiro: custo evitado / redução de custo / aumento de margem.
- O responsável pela validação possui 30 (trinta) dias corridos após obter todas as informações necessárias para validação financeira, considerando a data do último anexo no sistema.
5.1.4 RESPONSABILIDADES DO DEPARTAMENTO COMPRAS
- Fornecer racional de redução de custo para as ideias de produto que demande essa ação (modificações em subitens e/ou onde o financeiro não tenha acesso ao valor de negociação intermediaria da peça final)
- O comprador responsável pela peça possui 30 (trinta) dias corridos para fornecer as informações de preço após notificação por e-mail para fornecimento locais e 60 (sessenta) dias corridos para fornecimento externos.
5.1.5 RESPONSABILIDADES DOS AVALIADORES TECNICOS
- Avaliar a ideia tecnicamente e financeiramente em até 30 (trinta) dias corridos após o recebimento da atividade.
5.1.6 RESPONSABILIDADES DOS GESTOR DA AREA
- Aprovar ou rejeitar a ideia até 05 (cinco) dias corridos após o recebimento da atividade.
- Estimular os envolvidos da área a realizar as avaliações necessárias sob responsabilidade do departamento.
6.1 INSCRIÇÃO E REGISTRO DA IDEIA
A participação no programa é voluntária e está condicionada a inscrição da ideia após a leitura e o aceite deste procedimento, disponibilizado por “QR code” no formulário digital e impresso.
- No caso dos funcionários sem acesso ao PORTAL DE IDEIAS, o mesmo deve preencher o formulário impresso HB-QA-QR-025, disponível no sistema de Documentos SE SUITE – SOFTEXPERT e entregar para a pessoa chave do departamento fazer o registro no formulário digital disponível no PORTAL DE IDEIAS.
- Para funcionários com acesso ao PORTAL DE IDEIAS, o mesmo deve preencher o formulário digital diretamente no PORTAL DE IDEIAS, sem a necessidade de preenchimento do formulário físico.
Para efeitos de registros, será considerada apenas ideias registradas no PORTAL DE IDEIAS.
6.1.1 IDEIAS INDIVIDUAIS E EM GRUPOS
As ideias podem ser enviadas de forma individual ou em grupos de no máximo 5 (cinco) pessoas.
- Ideias individuais – Ideia com apenas um proponente.
- Ideias em grupo – Ideia com um proponente e até quatro coparticipantes.
6.2 TRIAGEM DA IDEIA
Após a efetivação da instância, as ideias são verificadas pelas pessoas chaves dos departamentos dos proponentes e avaliadores.
6.2.1 REQUISITOS DE UMA IDEIA
Para uma ideia ser válida, ela precisa:
- Inédita (sem registro da mesma ideia anteriormente);
- Implementável;
- Com impacto financeiro mensurável e/ou não mensurável;
- Traga alguma melhoria para a companhia em termos de qualidade, processo, redução de custo, aumento de receita.
- Não esteja inscrita em outros programas de ideias com recompensas.
Não serão considerados os registros que se enquadrarem em qualquer uma das descrições a seguir:
- A simples indicação de irregularidades e dificuldades;
- Ideias relacionadas às atribuições do proponente (rotinas da área ou função), ou seja, responsabilidades e ofícios que já estejam no escopo de trabalho do empregado;
- Não conformidade com as orientações, regras e políticas da empresa;
- Requerimento de reparos em alguma área/ativo;
- Reparos preventivos ou corretivos de máquinas e equipamentos;
- Ideias de negociação de preço (compra de mercadorias e/ou serviços);
- Sugestão de mudança de diretrizes, normas e regulamentos da HMCSA;
- Sugestões sem proposta concreta de solução ou incompreensíveis;
- Ideias previstas ou em desenvolvimento no planejamento estratégicos;
- Criação de posições ou treinamentos;
- Sugestões de prêmios e reconhecimentos;
- Ideias implementadas há mais de 06 (seis) meses da data de registro.
6.2.2 IDEIAS REPETIDAS E/OU REAPLICAÇÃO
Ideias repetidas: Ideias registradas com o mesmo escopo de ideias registradas anteriormente, ou ainda, que o escopo principal apresente grande similaridade com outra ideia registrada anteriormente.
Ideias replicadas: Ideias registradas em duas ou mais instâncias, em que o mesmo conceito/proposta de melhoria seja aplicável para diferentes máquinas ou processos.
Em ambos os casos, será considerada elegível a ideia com a data e horário mais antiga da última execução do registro da ideia na etapa de registro, com todas as informações necessárias/mandatórias para avaliação. As demais ideias serão rejeitadas.
Esta informação é evidenciada, no histórico de cada ideia, conforme a seguir:

Ideias retornadas para a etapa de registro devido falta de informação, deverão ser executadas em período de até 30 (trinta) dias após o recebimento da atividade. Caso contrário, a ideia será encerrada, sem dar continuidade para sua avaliação e pontuação. O prazo pode ser negociado com o proponente de acordo com a complexidade do projeto, e analisado caso a caso (por exemplo, ideias que dependam de dados de fornecedores estrangeiros). Caso a ideia seja encerrada, um novo proponente poderá registrar uma ideia similar ou igual.
6.2.2.1 IDEIAS DE PRODUTO
Com relação a ideia de produtos, o conceito de ideias repetidas e replicações se altera, em virtude do processo de avaliação para modelos diferentes, mesmos que o mesmo escopo. Assim, serão aceitas no programa:
- Sugestões de ideias para novos modelos e a implementação ocorra antes do lançamento do veículo, serão aceitas mesmo que o escopo da ideia tenha sido sugerido anteriormente para outros modelos anteriores em fase de produção.
- Sugestões de ideias para novos modelos e a implementação ocorra após o lançamento do veículo, serão aceitas mesmo que o escopo da ideia tenha sido sugerido anteriormente para outros modelos anteriores em fase de produção.
- Sugestões de ideias para modelos diferentes em fase de produção, mesmo que o escopo da ideia tenha sido sugerido anteriormente para outros modelos anteriores diferentes pelo:
– Mesmo proponente;
– Proponente diferentes,
– Mesmo proponentes com diferentes coparticipantes.
Para casos de ideias de produtos, somente serão aceitas ideias que não tenham sido implementadas antes da data deste regulamento.
Caso uma ideia tenha sido rejeitada em qualquer uma das etapas de avaliação, seja por inviabilidade técnica e/ou financeira, e uma nova ideia seja registrada após a encerramento da primeira ideia rejeitada, a última será considerada para nova avaliação, e caberá aos avaliadores aprovar ou rejeitar a ideia considerando a viabilidade técnica e/ou financeira no momento da avaliação.
6.3 VERIFICAÇÃO – PESSOA CHAVE DO DEPARTAMENTO DO PROPONENTE
Nesta etapa, a pessoa chave do departamento do proponente verificará a ideia quanto:
- O atendimento aos requisitos;
- Ideias repetidas e/ou replicadas de uma ideia sugerida anteriormente,
- Apontamento do responsável pela avaliação.
Ideias que não atendam aos requisitos ou ideias repetidas e/ou replicação de uma ideia já registrada anteriormente, serão rejeitadas e o motivo da rejeição deve ser evidenciado pela pessoa chave do departamento do proponente.
As ideias que atendam aos requisitos e não possuam nenhum registro de escopo similar, serão direcionadas para a próxima etapa.
Ideias cuja avaliação técnica dependa de um departamento diferente do proponente, deverão ser direcionadas para a pessoa chave do departamento do avaliador, para que esse possa direcionar para o responsável pela a avaliação técnica.
6.4 AVALIAÇÃO DA IDEIA
6.4.1 ANÁLISE DO AVALIADOR TECNICO
O “avaliador técnico” é o responsável pela avaliação técnica da ideia e é indicado pela pessoa chave do departamento.
Nesta etapa, o avaliador técnico do processo/produto avaliará a viabilidade técnica/financeira da ideia, sugerindo a análise:
- Reprovada – Ideias que não sejam viáveis tecnicamente e/ou financeiramente, sendo mandatório justificar o motivo da rejeição.
- Aprovada – Ideias que sejam viáveis tecnicamente e/ou financeiramente. Fica a critério do avaliador inserir comentários adicionais referente a sua análise.
No caso de ideias aprovadas, o avaliador técnico é responsável por preencher os dados necessários para a classificação da ideia e posteriormente enviar para avaliação do gestor imediato/gerente.
- Abrangência da ideia – alcance do benefício da ideia (Setor / departamento / Divisão / HMCSA)
- Custo com a implementação da ideia – Valor monetário demandado para a aplicação / implementação da ideia
- Classificação financeira da ideia – Sem impacto financeiro / Virtual / Custo Evitado / Redução de custo / Aumento de margem
- Impacto financeiro esperado – Valor monetário anual esperado com a aplicação da ideia
6.4.2 APROVAÇÃO DO GESTOR DO DEPARTAMENTO AVALIADOR
Todas as ideias avaliadas tecnicamente passarão pela gestão do departamento responsável pela avaliação técnica para aval final. As opções são:
- Reprovar – Ideias que não sejam viáveis tecnicamente e/ou financeiramente, sendo mandatório justificar o motivo da rejeição.
- Aprovar – Ideias que sejam viáveis tecnicamente e/ou financeiramente. Fica a critério do avaliador inserir comentários adicionais ao texto da ideia.
Ideias reprovadas nesta etapa se encerrarão no sistema e não serão encaminhadas para implementação.
O Programa Minha Ideia Brilhante considera a decisão do gestor do departamento avaliador como fato comprobatório de que a ideia em questão está apta ou não para sua implementação.
Caso uma ideia seja rejeitada nesta etapa, quando o processo de implementação esteja em andamento ou até mesmo finalizado, caberá aos proponentes da ideia solicitar a revisão da decisão do gestor para a pessoa chave do departamento e/ou responsável pelo programa, para que em caso de comprovação da implementação, a ideia avance para as etapas seguintes e o proponente tenha direito a pontuação que seja devida pela a implementação da ideia.
6.5 IMPLEMENTAÇÃO
6.5.1 PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
Toda ideia definida como apta para implementação, será alinhada com o gestor responsável pela área de aplicação da ideia para definição do seu prazo de execução.
As ideias aprovadas terão o prazo de até 12 (doze) meses para ser implementadas, contando a partir da data de aprovação pelo gestor do departamento proponente. O prazo de implementação pode ser negociado com o proponente de acordo com a complexidade do projeto, e analisado caso a caso.

Após esse período, as ideias não implementadas não serão mais validadas nos critérios de pontuações, e serão encerradas no sistema e a pontuação não será atribuída ao proponente.
Exceções ao período de implementação serão avaliadas pelo gestor do programa e compartilhada com os envolvidos na ideia (exemplos: grandes projetos, inovação, lançamentos de produto, necessidade de investimento, etc.).
6.6 VERIFICAÇÃO – QUALIDADE ASSEGURADA
Nesta etapa, o gestor do programa também verificará a ideia quanto a:
- O atendimento aos requisitos da ideia conforme itens 6.2.1 e 6.2.2;
- Ideias repetidas e/ou replicadas de uma ideia sugerida anteriormente;
- Necessidade de informação adicionais no caso e ideias com retorno financeiro.
Ideias que não atendam aos requisitos, ideias repetidas ou replicadas de uma ideia já registrada anteriormente com exceção ao ponto 6.2.2.1 – ideias de produto), serão encerradas sem a atribuição de pontos pela a implementação da ideia e o motivo será justificado.
Caso haja divergências entre o atendimento dos requisitos entre a pessoa chave do departamento do proponente e o gestor do programa Minha Ideia Brilhante, a decisão final caberá ao gestor do programa Minha Ideia Brilhante.
As ideias implementadas de funcionários ativos da HMCSA na data final de implementação e que atendam aos requisitos e não possuam nenhum registro de escopo similar, serão reconhecidas com 10 (dez) pontos.
Caso a ideia atenda aos requisitos gerais e possua impacto financeiro evidenciado na etapa do avaliador técnico, o gestor do programa encaminhará a ideia ara o responsável pelo fornecimento das informações adicionais para inclusão das informações necessárias para a validação financeira.
6.7 VALIDAÇÃO FINANCEIRA
As ideias classificadas com impacto financeiro poderão gerar pontuações adicionais para os proponentes.
Para tanto, elas precisam ser:
- Ideias de funcionários ativos na HMCSA na data da validação financeira;
- Ideias de custo evitado, redução de custo ou aumento da margem classificadas na etapa do avaliador técnico.
6.7.1 IDEIAS COM RETORNO ANUAL MENOR OU IGUAL R$ 50.000,00 (CINQUENTA MIL REAIS)
Ideias com retorno anual inferior ou igual a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) serão avaliadas pelo gestor do programa Minha Ideia Brilhante, que solicitará ao proponente da ideia as evidências comprobatórias do impacto financeiro para a geração de pontuação extra.
Caso o Gestor do Programa entenda que a ideia enviada para essa etapa não se enquadre nas classificações de impacto financeiro (custo evitado, redução de custo e aumento de margem), a ideia será encerrada, sem atribuição de pontuação pela validação financeira
Os proponentes têm um período de até 30 (trinta) dias para apresentar as evidências solicitadas contados da data de solicitação.
Caso o prazo não seja cumprido, a ideia será encerrada e os pontos referente ao impacto financeiro não serão atribuídos. O prazo pode ser negociado de acordo com a complexidade do projeto, e analisado caso a caso.
Para ideias classificadas como ideias de “produto”, será considerado o valor informado pelo departamento de compras.
As pontuações nesta etapa são atribuídas conforme tabela abaixo:
Impacto Financeiro Anual | Pontos Ideias de Custo Evitado (Teórico) | Pontos Ideias de Redução de Custo (Custo Real) | Pontos Ideias de Aumento de margem |
R$ 1,00 ~ R$ 50.000,00 | 0.5% do valor | 2.0% do valor |
|
6.7.2 IDEIAS COM RETORNO ANUAL SUPERIOR A R$ 50.000,00 (CINQUENTA MIL REAIS)
Serão encaminhadas para a etapa de validação financeira, sob responsabilidade do departamento financeiro, apenas ideias com retorno anual superior a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), evidenciado na etapa do avaliador técnico.
Caso o departamento financeiro entenda que a ideia enviada para essa etapa não se aplica nas classificações de impacto financeiro (custo evitado, redução de custo e aumento de margem), a ideia será encerrada sem nenhuma pontuação da validação financeira.
As ideias poderão ser avaliadas em até dois momentos:
- Validação do valor previsto e/ou teórico
- Validação do valor real
6.7.2.1 VALIDAÇÃO FINANCEIRA DO VALOR PREVISTO (TEÓRICO)
Impacto financeiro estimada para os 12 (doze) meses a partir da data de implementação ou em casos de projetos a partir da data do “payback” (início do retorno financeiro do projeto). A validação ocorrerá após o momento da efetivação da implementação da ideia no Portal de Ideias e conforme agendamento com o departamento financeiro que analisará as informações disponíveis para validar o valor de impacto financeiro previsto e/ou teórico.
Caso mais informações para comprovação do impacto financeiro sejam solicitadas pelo departamento financeiro, os proponentes têm até 30 (trinta) dias contados da data da solicitação, para apresentar as evidências sólidas e necessárias.
Caso as evidências não sejam apresentadas, a ideia será encerrada sem atribuição da pontuação nesta etapa. O prazo pode ser negociado de acordo com a complexidade da ideia/projeto, e analisado caso a caso.
A pontuação nesta etapa de validação financeira do valor previsto ou teórico, será 0.5% sobre o valor de previsão do resultado líquido validado pelo departamento financeiro, limitado a 4.990 pontos, para empregados ativos (não será atribuída pontuação a empregados desligados ou que se desligarem da empresa durante qualquer etapa do processo de avaliação).
Após a atribuição dos pontos pela validação prevista e/ou teórica, serão encerradas nesta etapa ideias classificadas como custo evitado ou ideias de redução de custo, em que não seja possível ou seja de difícil medição o retorno real da ideia, ou ainda que os dados apresentados não comprovem o valor real de redução para a HMCSA.
Ideias que atingirem a pontuação máxima nesta etapa serão passíveis de ser reavaliadas em um comitê de avaliação para possível bonificação extra.
A HMCSA torna disponível a estimativa do impacto financeiro da ideia brilhante, apenas no caso da manifestação de interesse do(s) proponente(s) no período de 1 ano a partir da validação da ideia.
6.7.2.2 VALIDAÇÃO FINANCEIRA DO VALOR REAL
Esta validação dependerá do impacto financeiro efetivo e evidenciado pela apresentação de evidências sólidas e necessárias que comprovem o impacto real da ideia.
Ela ocorrerá após 1 (um) ano da data de implementação da ideia ou nos casos de projetos a partir da data do “payback”.
Somente será atribuído a pontuação desta etapa, caso as evidências apresentadas consigam comprovar os ganhos reais para a HMCSA. A pontuação será 1.5% sobre o valor real do resultado líquido validado pelo departamento financeiro, limitado a 15.000 pontos.
Os proponentes têm até 30 (trinta) dias para apresentar as evidências sólidas necessárias contados da data de solicitação pelo departamento financeiro.
Caso as evidências não sejam apresentadas, a ideia será encerrada sem atribuição de pontuação que seria gerada com a validação financeira nesta etapa. O prazo pode ser negociado de acordo com a complexidade da ideia/projeto, e analisado caso a caso.
A HMCSA torna disponível a estimativa do impacto financeiro da ideia brilhante, apenas no caso da manifestação de interesse do(s) proponente(s) no período de 1 ano a partir da validação da ideia.
6.8 COMITÊ DE AVALIAÇÃO
Ideias que atingirem a pontuação máxima na etapa de validação prevista e inicialmente o departamento financeiro classificar como “ideia de custo evitado” ou “ideia não possível validação do retorno financeiro real” poderá ser reavaliadas pelo comitê de avaliação para uma possível pontuação extra, caso seja solicitado por algum dos proponentes da ideia.
O comitê será formado por 1 representante de cada departamento abaixo:
- Qualidade Assegurada – Programa Minha Ideia Brilhante
- Finanças
- Área onde a ideia foi implementada/beneficiada.
Será apresentada ao comitê a ideia implementada e caberá aos envolvidos decidirem se a ideia terá direito a pontuação extra (+ 0.5% sobre o valor validado, limitado a 15.000 pontos).
Caso o comitê não consiga chegar a um entendimento, a decisão caberá exclusivamente ao departamento financeiro.
O programa Minha Ideia Brilhante terá até 30 (trinta) dias para informar o proponente sobre o resultado do comitê, após a solicitação formal por e-mail dos proponentes para solicitação de pontuação extra.
Após esta etapa, a ideia será encerrada no sistema com ou sem a pontuação extra, de acordo com a decisão final.
Não será atribuída pontuação a proponentes ou coparticipantes que deixem de integrar os quadros da empresa, independentemente do estágio da validação no momento do desligamento da empresa.
6.9 PONTUAÇÕES E PREMIAÇÕES
Mesmo que uma ideia tenha avançado para qualquer etapa que gere pontuação, apenas serão pontuadas as ideias que atendam aos critérios mencionados nos requisitos de uma ideia (6.2.1 e 6.2.2).
A pontuação das ideias não mensuráveis será de 10 pontos considerando a implementação.
A pontuação das ideias com impacto financeiro anual inferior de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) será entre 10 à 1.010 pontos, considerando os critérios: implementação e valor de impacto financeiro evidenciado pela apresentação de documentos e/ou cálculos comprobatórios.
A pontuação das ideias com resultado financeiro anual superior a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), classificadas como custo evitado e/ou não seja possível evidenciar os ganhos reais/contábeis será entre 10 à 5.000 pontos, considerando os critérios: implementação, acrescida da pontuação do valor de impacto financeiro previsto, gerada na etapa da validação da financeira do valor previsto realizado pelo Departamento financeiro evidenciado pela apresentação de documentos e/ou cálculos comprobatórios.
A pontuação das ideias com resultado financeiro anual superior a R$ 10.000,00, classificadas como redução de custo/aumento da margem e/ou seja possível evidenciar os ganhos reais/contábeis será entre 10 à 20.000 pontos, considerando os critérios: implementação, acrescida da pontuação do valor de impacto financeiro previsto, gerada na etapa de validação da financeira do valor previsto realizado pelo Departamento financeiro. Acrescido da pontuação do valor real, considerando o impacto gerado nos 12 (doze) meses após a data de implementação, gerada na etapa da validação da financeira do valor real realizado pelo Departamento financeiro, ambos evidenciado pela apresentação de documentos e/ou cálculos comprobatórios.
Os pontos são intransferíveis e serão compartilhados igualmente entre todos os autores da ideia em caso de ideias em grupo (até 5 participantes).
Não serão creditados pontos posteriormente ao desligamento, ainda que a respeito de ideias cuja análise estiver em andamento no momento da rescisão contratual, por qualquer motivo.
6.9.1 VALIDADE DOS PONTOS
Os pontos terão validade de 36 (trinta e seis) meses, a partir da data da atribuição ao funcionário.
Após o vencimento, os pontos perderão sua validade, não podendo ser mais usados no resgate de produtos/cartões. Os pontos vencidos serão subtraídos do saldo de pontos do inscrito.
Em caso de desligamento, os pontos válidos deverão ser resgatados pelo empregado no momento do desligamento, não será permitido resgate posteriormente à rescisão do contrato.
6.9.2 PRÊMIO
A premiação está vinculada à conversão monetária de R$ 0,50 (cinquenta centavos de real) por ponto, e será fornecida através de um cartão presente, que não é vinculado à remuneração do funcionário, tendo natureza de prêmio.
No caso de campanhas específicas, os valores de conversão monetária dos pontos podem sofrer alteração, de acordo com as estratégias adotadas pela gestão do programa, e será divulgado por meio de comunicados do regulamento específico, utilizando os meios de comunicação disponíveis pela HMCSA. Tal regulamento prevalecerá sobre este Procedimento.
Premiações/reconhecimentos adicionais gerenciados pelo Programa Minha Ideia Brilhante podem ser definidos provenientes de ações gerenciais, campanhas ou outros e serão comunicados através de regulamento específico, utilizando os meios de comunicação disponíveis pela HMCSA. Tal regulamento prevalecerá sobre este Procedimento.
Assim, os valores de conversão e premiações, oferecidos por liberalidade da HMCSA, podem variar temporariamente durante o ciclo do Programa Minha Ideia Brilhante.
6.9.3 RESGATE DE PONTOS
Para possibilitar o resgate dos pontos, o funcionário deve possuir no mínimo 100 (cem) pontos.
A solicitação ocorre mediante a solicitação dos pontos no “PORTAL DE IDEIAS” no formulário digital de “Troca de pontos”.
O gestor do programa irá confirmar se a quantidade de pontos solicitados é condizente com a quantidade de pontos disponibilizados para o funcionário. Em caso positivo, irá fazer a compra do cartão. Em caso negativo, rejeitará a solicitação.
Não será admitida qualquer alteração ou cancelamento do resgate dos pontos após da aprovação efetiva da troca dos Pontos por Prêmios.
Os pontos cujo saque seja aprovado serão deduzidos do saldo de pontos acumulado até o momento do resgate.
O prazo para entrega do prêmio é até 60 (sessenta) dias corridos após a solicitação do resgate no Portal de Ideias. Esse prazo pode variar em virtude dos atrasos ou antecipações na entrega por parte do fornecedor.
6.9.4 PONTUAÇAO E PRÊMIOS NA RESCISÃO CONTRATUAL
No momento do encerramento do contrato de trabalho e havendo pontos válidos, é de responsabilidade do funcionário requisitar imediatamente a troca dos pontos em prêmios. Caso o empregado não resgate a totalidade dos pontos disponíveis, os pontos remanescentes serão perdidos.
O resgate dos pontos deverá ser realizado através do preenchimento do formulário digital ou físico até o momento do desligamento e deverá ser entregue para “a pessoa chave do departamento” ou ao departamento de recursos humanos que solicitará ao responsável pelo programa o registro no Portal de Ideias.
Da mesma forma, o empregado, ao não mais compuser o quadro de funcionários da empresa, será automaticamente desvinculado do Programa. Assim, não serão creditados pontos posteriormente ao desligamento, ainda que a respeito de ideias cuja análise estivesse em andamento no momento da rescisão contratual, por qualquer motivo.
O prêmio poderá ser entregue no momento da homologação da rescisão do funcionário.
Caso o prêmio não esteja disponível na data de homologação, a Hyundai enviará uma remessa com aviso de recebimento para o endereço registrado no cadastro do funcionário. E caso não seja possível entregar o prêmio devido a prestação de informações incorretas por parte do proponente e/ou coparticipante, sua ausência no momento da entrega, mudança de endereço não informada ou quaisquer outras razões que inviabilizem a entrega, o ex-empregado terá 60 (sessenta) dias após a data de solicitação do Resgate para entrar em contato com a o gestor do Programa Minha Ideia Brilhante para solucionar o problema. Após esse prazo, o Proponente/Coparticipante perderá o direito ao prêmio.
7.1 DADOS DA IDEIA E TROCA DE PONTOS
Identificador | Armazenar/proteger | Recuperar | Tempo de retenção | Descarte |
Código sistema | Software e/ ou Excel | Q. A | 5 anos | Fora do controle |
O Colaborador reconhece e aceita a política de recompensa estabelecida no Programa Minha Ideia Brilhante, e declara que, com o recebimento dos Prêmios estipulados (em bens e/ou em dinheiro), nada mais tem a receber em relação à sua participação no Programa, concedendo a mais ampla, geral, rasa, irrestrita, irrevogável e irretratável quitação, nada mais tendo a reclamar.
Todos os Colaboradfores que participaram direta ou indiretamente de invenções e criações intelectuais, devem manter a confidencialidade sobre as invenções e criações intelectuais e fornecer informações à área designada pela HMCSA, objetivando facilitar o processo de solicitação da proteção do conhecimento. O Colabordor reconhece expressamente que a cessão da propriedade intelectual à HMCSA está prevista no contrato de trabalho, de forma que nenhuma remuneração adicional lhe será devida.
As ideias apresentadas são de responsabilidade do(s) idealizador(es), cabendo ao(s) mesmo(s) garantir(em) originalidade e autoria, isentando a HMCSA de qualquer procedimento, judicial ou não, movido por terceiros.
A HMCSA reserva-se o direito de, a qualquer momento, sem prévio aviso e a seu critério, realizar alterações neste regulamento, podendo inclusive suspender ou cancelar ou modificar a realização desta sistemática de premiação, obrigando-se tão somente a realizar a premiação daquelas melhorias já implementadas em todas as etapas do processo.
Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste manual serão apreciadas e decididas pelo Departamento da Qualidade Assegurada em conjunto com Departamento Jurídico e diretoria da HMCSA e comunicados a todos via comunicação oficial interna.
ANEXO 1 – PRAZOS DAS ETAPAS
