🏆  PRÊMIO DA QUALIDADE 2025

Seja bem-vindo(a) à página da maior premiação de qualidade do setor automotivo.

➡️  APRESENTAÇÃO

Objetivos

Com o intuito de valorizar os profissionais, as equipes e compartilhar boas práticas da Qualidade com toda a cadeia produtiva automotiva, o Prêmio da Qualidade mantém o foco na excelência da aplicação da metodologia e nas pessoas que fazem parte do processo. A premiação reconhece quem agrega ainda mais valor ao desenvolvimento da indústria automotiva nacional e que com soluções inovadoras, transformam e impactam positivamente o setor.

QUEM PODE PARTICIPAR:

  • Categoria Qualidade em Processos Produtivos: profissionais ligados às empresas da cadeia automotiva.
  • Categoria Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias: profissionais ligados às empresas da cadeia automotiva.
  • Categoria Qualidade Automotiva no Jornalismo: jornalista que desenvolveu a matéria.

As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de agosto de 2025.
A premiação será realizada durante o 11º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, no dia 9 de outubro, em São Paulo (SP)

 ➡️  CATEGORIA

  • Qualidade Automotiva no Jornalismo
    O objetivo dessa nova categoria é reconhecer o trabalho dos profissionais que se dedicam a investigar e analisar as melhores práticas e avanços tecnológicos em qualidade para o setor automotivo, estimulando a busca pela excelência na cobertura jornalística e contribuindo para a formação de uma sociedade mais informada e consciente sobre o setor.
  • Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias
    O objetivo é reconhecer os melhores projetos segundo o grau de disrupção e o respectivo impacto da aplicação de novas tecnologias na qualidade e satisfação dos clientes.
  • Qualidade no Processo Produtivo
    O objetivo é reconhecer os melhores projetos quanto aos resultados obtidos na otimização de sistemas de produção e aperfeiçoamento dos níveis qualitativos na cadeia produtiva.

 ➡️  CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

  1. RELEVÂNCIA DO TEMA
    O conteúdo deve apresentar uma compreensão clara e abrangente do tema
  2. QUALIDADE DA MATÉRIA
    Avaliação da abordagem “Qualidade Automotiva” levando em conta sua relevância e a maneira como é tratado na matéria, assim como a qualidade da matéria, considerando texto escrito ou falado, edição (foto/vídeo/infográfico).
  3.  ORIGINALIDADE E APROFUNDAMENTO DA INFORMAÇÃO
    Avaliação da originalidade na abordagem do tema
  4. FONTES DE INFORMAÇÃO
    Verificação da diversidade e credibilidade das fontes, assegurando uma seleção representativa e coerente, abordagem equilibrada dos diferentes pontos de vista, incluindo créditos apropriados e ilustrações pertinentes para o tema de
  5. APRESENTAÇÃO VISUAL/GRÁFICA OU EM ÁUDIO
    Análise da apresentação visual ou auditiva da matéria, considerando a estética, clareza, lógica e sequencialidade na transmissão das informações sobre
  1. GRAU DE INOVAÇÃO DA PROPOSTA
    O Projeto apresenta uma disruptura positiva em relação às práticas tradicionais do Mercado. Apresenta viabilidade de aplicação ou foi efetivamente lançado no mercado, com ou sem proteção de propriedade intelectual.
  2. ANHOS (QUALIDADE / EFICIÊNCIA)
    O projeto garante ganhos mensuráveis e duradouros em qualidade para a organização. Há ganhos de eficiência, com impacto em custos, novos negócios.
  3. METODOLOGIAS E FERRAMENTAS
    A metodologia e as ferramentas utilizadas foram adequadas à proposta do projeto. Aplicação sistemática das ferramentas.
  4. IMPACTO NO CLIENTE
    A satisfação do cliente foi atendida ou superada. O foco do cliente foi considerado. Riscos potenciais foram prevenidos, não afetando o cliente.
  5. LIÇÕES APRENDIDAS
    As ações definidas são duradouras e trouxeram lições aprendidas que podem ser utilizadas e/ou distribuídas de forma sistemática.
  6. APRESENTAÇÃO (ETAPA 2)
    Apresentação do projeto Tempo: 12 minutos (apenas etapa 2)
  1. PROPOSTA
    A proposta do Projeto traz otimizações duradouras (longo prazo) de Processos e/ou Produtos.
  2. GANHOS (QUALIDADE / EFICIÊNCIA)
    O Projeto garante ganhos mensuráveis, em qualidade para a Organização e o Cliente, através de ações duradouras. Há ganhos de eficiência, com impacto em custos e novos negócios.
  3. METODOLOGIAS E FERRAMENTAS
    A satisfação do cliente foi atendida ou superada. O foco do cliente foi considerado. Riscos potenciais foram prevenidos, não afetando o cliente.
  4. LIÇÕES APRENDIDAS
    As ações definidas são duradouras e trouxeram lições aprendidas que podem ser utilizadas e/ou distribuídas de forma sistemática.
  5. APRESENTAÇÃO (ETAPA 2)
    Apresentação do projeto Tempo: 12 minutos (apenas etapa 2)

A Hyundai é responsável pela divulgação interna do Prêmio da Qualidade IQA para os seus(as) colaboradores(as) interessados(as) em participar da premiação, não sendo responsável pela concepção, organização e entrega do prêmio.