
PRÊMIO DA QUALIDADE 2025
Seja bem-vindo(a) à página da maior premiação de qualidade do setor automotivo.
➡️ APRESENTAÇÃO
Objetivos
Com o intuito de valorizar os profissionais, as equipes e compartilhar boas práticas da Qualidade com toda a cadeia produtiva automotiva, o Prêmio da Qualidade mantém o foco na excelência da aplicação da metodologia e nas pessoas que fazem parte do processo. A premiação reconhece quem agrega ainda mais valor ao desenvolvimento da indústria automotiva nacional e que com soluções inovadoras, transformam e impactam positivamente o setor.
QUEM PODE PARTICIPAR:
- Categoria Qualidade em Processos Produtivos: profissionais ligados às empresas da cadeia automotiva.
- Categoria Qualidade em Inovação e Novas Tecnologias: profissionais ligados às empresas da cadeia automotiva.
- Categoria Qualidade Automotiva no Jornalismo: jornalista que desenvolveu a matéria.
As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de agosto de 2025.
A premiação será realizada durante o 11º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, no dia 9 de outubro, em São Paulo (SP)
➡️ CATEGORIA
- Qualidade Automotiva no Jornalismo
O objetivo dessa nova categoria é reconhecer o trabalho dos profissionais que se dedicam a investigar e analisar as melhores práticas e avanços tecnológicos em qualidade para o setor automotivo, estimulando a busca pela excelência na cobertura jornalística e contribuindo para a formação de uma sociedade mais informada e consciente sobre o setor.
- Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias
O objetivo é reconhecer os melhores projetos segundo o grau de disrupção e o respectivo impacto da aplicação de novas tecnologias na qualidade e satisfação dos clientes.
- Qualidade no Processo Produtivo
O objetivo é reconhecer os melhores projetos quanto aos resultados obtidos na otimização de sistemas de produção e aperfeiçoamento dos níveis qualitativos na cadeia produtiva.
➡️ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS
Qualidade Automotiva no Jornalismo
- RELEVÂNCIA DO TEMA
O conteúdo deve apresentar uma compreensão clara e abrangente do tema - QUALIDADE DA MATÉRIA
Avaliação da abordagem “Qualidade Automotiva” levando em conta sua relevância e a maneira como é tratado na matéria, assim como a qualidade da matéria, considerando texto escrito ou falado, edição (foto/vídeo/infográfico). - ORIGINALIDADE E APROFUNDAMENTO DA INFORMAÇÃO
Avaliação da originalidade na abordagem do tema - FONTES DE INFORMAÇÃO
Verificação da diversidade e credibilidade das fontes, assegurando uma seleção representativa e coerente, abordagem equilibrada dos diferentes pontos de vista, incluindo créditos apropriados e ilustrações pertinentes para o tema de - APRESENTAÇÃO VISUAL/GRÁFICA OU EM ÁUDIO
Análise da apresentação visual ou auditiva da matéria, considerando a estética, clareza, lógica e sequencialidade na transmissão das informações sobre
Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias
- GRAU DE INOVAÇÃO DA PROPOSTA
O Projeto apresenta uma disruptura positiva em relação às práticas tradicionais do Mercado. Apresenta viabilidade de aplicação ou foi efetivamente lançado no mercado, com ou sem proteção de propriedade intelectual. - ANHOS (QUALIDADE / EFICIÊNCIA)
O projeto garante ganhos mensuráveis e duradouros em qualidade para a organização. Há ganhos de eficiência, com impacto em custos, novos negócios. - METODOLOGIAS E FERRAMENTAS
A metodologia e as ferramentas utilizadas foram adequadas à proposta do projeto. Aplicação sistemática das ferramentas. - IMPACTO NO CLIENTE
A satisfação do cliente foi atendida ou superada. O foco do cliente foi considerado. Riscos potenciais foram prevenidos, não afetando o cliente. - LIÇÕES APRENDIDAS
As ações definidas são duradouras e trouxeram lições aprendidas que podem ser utilizadas e/ou distribuídas de forma sistemática. - APRESENTAÇÃO (ETAPA 2)
Apresentação do projeto Tempo: 12 minutos (apenas etapa 2)
Qualidade no Processo Produtivo
- PROPOSTA
A proposta do Projeto traz otimizações duradouras (longo prazo) de Processos e/ou Produtos. - GANHOS (QUALIDADE / EFICIÊNCIA)
O Projeto garante ganhos mensuráveis, em qualidade para a Organização e o Cliente, através de ações duradouras. Há ganhos de eficiência, com impacto em custos e novos negócios. - METODOLOGIAS E FERRAMENTAS
A satisfação do cliente foi atendida ou superada. O foco do cliente foi considerado. Riscos potenciais foram prevenidos, não afetando o cliente. - LIÇÕES APRENDIDAS
As ações definidas são duradouras e trouxeram lições aprendidas que podem ser utilizadas e/ou distribuídas de forma sistemática. - APRESENTAÇÃO (ETAPA 2)
Apresentação do projeto Tempo: 12 minutos (apenas etapa 2)