
A visão da Hyundai sobre a neutralidade de carbono.
Em progresso com energia positiva.
O conceito de ”Progresso para a Humanidade” representa o compromisso da Hyundai Motor em tornar a mobilidade livre de emissões como um direito humano fundamental. Sob essa visão, nos comprometemos a fazer o melhor pelas pessoas e pela sociedade para dirigirmos, juntos, em direção a um futuro melhor. Começando com o IONIQ, temos promovido de forma proativa uma mudança de paradigma em direção à eletrificação automotiva e à criação de uma sociedade movida pelo hidrogênio.
Isso está sendo feito com a ajuda de uma extensa pesquisa ao longo dos últimos 20 anos, utilizada para liderar mudanças na área de sustentabilidade. Sentimos um forte senso de responsabilidade e temos a convicção inabalável de que nós, enquanto fabricantes de automóveis, precisamos ser mais ativos na hora de responder às mudanças climáticas do que as empresas de outros setores. Nossa jornada em direção à sustentabilidade continuará para o bem da humanidade e das gerações futuras.
Estamos em rota de colisão com a natureza,
drenando recursos preciosos da Terra,
e, sem nossa atenção, será tarde demais.
A mudança começa com uma ação, não com opiniões.
Portanto, temos a esperança de um futuro sustentável.
Estabelecendo as bases para melhorar vidas, oferecendo soluções que tornem este planeta mais sustentável.
A Hyundai será a mudança que o mundo precisa, dando os passos necessários para o progresso da energia.
Essa não é uma obrigação relutante, mas um convite para um mundo melhor,
gerando mudanças positivas para um futuro mais limpo.
Em progresso com a energia positiva.

A Hyundai Motor Company está indo além da mobilidade para a criação de um futuro sustentável com economia circular. Com base na tecnologia de célula de combustível de hidrogênio e uma solução integrada que cobrirá toda a cidade, a Hyundai começará com a eletrificação e depois criará uma sociedade movida pelo hidrogênio. Uma infraestrutura de cidade inteligente para um futuro sustentável.
Nossas cinco principais áreas de interesse para alcançar a neutralidade de carbono:
O transporte é responsável por cerca de 20% das emissões globais de carbono, das quais mais de 70% provêm do transporte rodoviário, o que inclui carros. Para acelerar o processo de redução das emissões de carbono, e assim alcançar a neutralidade, a Hyundai tem como meta atingir 100% de eletrificação (por meio de veículos elétricos de bateria [EVs] e veículos elétricos de célula de combustível [FCEVs]) no mercado europeu até 2035 e a eletrificação de 100% dos principais mercados do mundo até 2040. Para chegar lá, estabeleceremos linhas eletrificadas para todos os tipos de veículos comerciais, incluindo ônibus e caminhões pesados, até 2028, e vamos expandir para 100% de eletrificação até 2035 no mercado coreano e além. Esse processo se intensificará ainda mais após 2023, quando expandiremos de um modelo de FCEV para três. Planejamos lançar o NEXO com novo visual no segundo semestre de 2023, um modelo FCEV do tamanho do STARIA no final de 2023, e estamos revisando nossos planos para o lançamento de modelos FCEVs grandes, como SUVs, após 2025. Também utilizaremos energia de hidrogênio para outros veículos, como navios, trens e aeronaves de mobilidade aérea urbana, em médio e longo prazos.
Inauguraremos uma nova era de eletrificação por meio de investimentos em tecnologia de plataforma e infraestrutura de carregamento.
O IONIQ 5, projetado com base na nova plataforma EV E-GMP da Hyundai Motor Group, abriu uma nova era para os veículos elétricos. O E-GMP nos permite criar diversas opções de mobilidade prontas para o futuro, incluindo carros autônomos e carros conectados. Isso só é possível graças ao sistema de carregamento múltiplo do E-GMP, que é compatível com várias tecnologias de carregamento, ao seu sistema de bateria de grande capacidade, à sua autonomia aprimorada e ao uso flexível do espaço.
Começando com o estabelecimento de 120 estações em 2021, continuaremos a construir estações de carregamento E-PIT na Coreia. Em 2019, a Hyundai Motor Group assinou investimentos conjuntos no valor de 75 milhões de euros com a IONITY na Europa. A IONITY foi cofundada em 2017 por quatro montadoras: BMW, Daimler, Volkswagen e Ford. Ao estabelecer um sistema mútuo de cooperação por meio de nosso investimento de capital, a Hyundai Motor Group acelerará a transição para a mobilidade limpa na Europa.
Melhoraremos a eficiência da rede elétrica nacional e contribuiremos para o carbono líquido zero por meio de nosso negócio de reciclagem de baterias V2G e inoperantes.
A Hyundai Motor vem comercializando o “veículo para rede” ou V2G, uma tecnologia de carregamento de última geração que permite que a energia seja impulsionada de volta para a rede elétrica nacional/local a partir da bateria de alta tensão de um carro elétrico. Os proprietários de EVs podem recarregar seus carros durante a noite, quando o consumo de energia é reduzido, e enviar eletricidade para a rede no horário de pico. Mais do que carregar um veículo, os proprietários estarão contribuindo para a operação estável da rede de energia nacional. O V2G também pode ajudar a superar as limitações das energias renováveis, uma vez que permite respostas flexíveis quando se trata de mudanças no fornecimento e na demanda de energia.
Considerando que o número de baterias inoperantes deve crescer com o aumento das vendas de EVs, planejamos expandir nossa rede de reciclagem de baterias da Coreia para a Europa, para os Estados Unidos e para outras regiões do mundo. Também estamos promovendo a iniciativa SLBESS, com o intuito de que uma bateria em fim de vida possa ser reutilizada como dispositivo de armazenamento de energia.
Carbono líquido zero em 2040.
Embora seja comum pensar que a energia do hidrogênio é apenas para carros, ela também pode servir como uma fonte de energia para qualquer tipo de mobilidade que possua um sistema de célula de combustível embutido. Portanto, iremos promover uma evolução conduzida pelo hidrogênio, aplicando-o não só em sedãs e carros comerciais, mas também em transportes públicos, bondes, embarcações, aeronaves e muito mais. Nós avançaremos no sistema de células de combustível para permitir o uso generalizado em nossas vidas diárias para gerar energia, permitir processos de resfriamento e aquecimento e armazenar energia. Ao fazer isso, promoveremos o hidrogênio como uma opção popular, não apenas no mundo da mobilidade, mas para outras indústrias e até para nossas vidas diárias.
A Hyundai Motor assinou um Memorando de Entendimento com o Departamento de Energia dos Estados Unidos com o intuito de aprimorar nossa cooperação na inovação da tecnologia de hidrogênio e célula de combustível e de facilitar sua expansão global. Isso nos permitiu preparar o terreno para ampliar o uso de EV em todos os EUA, e não apenas na Califórnia. Também assinamos um Memorando de Entendimento com a cidade de Guangzhou, na China, e estamos construindo uma fábrica de sistema de célula de combustível de hidrogênio, “HTWO Guangzhou”, programada para ser concluída em 2022. Em 2020, a Hyundai Motor introduziu “HTWO”, uma marca desse tipo de sistema, utilizando a melhor tecnologia do mundo. Afinal, temos ambições globais para a expansão do ecossistema de hidrogênio.
Produzir hidrogênio verde com base em energia renovável: uma forma de minimizar os efeitos de sinergia da energia de hidrogênio e alcançar emissões líquidas de carbono zero.
Por fim, para atingir emissões de zero carbono, é inevitável que haja uma mudança abrangente dos combustíveis fósseis para as energias renováveis. O valor do hidrogênio está finalmente sendo percebido como uma futura fonte de energia que pode compensar o fornecimento instável de energia renovável, e o que mais importa para nós é mudar do hidrogênio cinza, cuja maior parte provém dos combustíveis fósseis, para o hidrogênio verde baseado em energias renováveis. A Hyundai Motor planeja garantir energia renovável com a RE100 – uma iniciativa global para tal energia – e planeja produzir hidrogênio verde que será usado como uma fonte de energia significativa para nossos EVs e, por extensão, servirá como uma substituição ao GNL como um meio de produzir hidrogênio para maximizar tanto os efeitos de sinergia de nosso negócio de hidrogênio como alcançar nossa meta de carbono líquido zero.
Para obter mais informações sobre a sociedade de hidrogênio e a energia de hidrogênio, clique no link abaixo.
H2 Economy x Bloomberg: https://www.hyundai.com.br/inovacao-e-tecnologia/economia-h2-descubra-como-a-hyundai-investe-em-um-futuro-movido-a-hidrogenio.html
Carros ecológicos serão produzidos em fábricas verdes a partir de 2045.
Apoiamos ativamente a direção e os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris e reconhecemos totalmente o papel e a responsabilidade das empresas na redução dos gases de efeito estufa no mundo todo. Assumimos o compromisso de reduzir as emissões de carbono até 2045, realizando a eletrificação e a criação de uma sociedade de hidrogênio, mudando nossos processos de fabricação para a energia renovável e aumentando a eficiência energética em nossa produção a partir do uso de motores e inversores de alta eficiência.
Com os membros do nosso grupo – Kia, Hyundai Mobis, Hyundai Wia e Hyundai Transys –, estamos promovendo a redução de carbono com o intuito de mudar para o uso de energia 100% renovável no mundo todo. Para atingir esse objetivo até 2045, cinco anos antes do cronograma recomendado estabelecido pela iniciativa RE100 global (Grupo do Clima), concluiremos a conversão para energia renovável em nossas fábricas na Europa, na Índia, nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Quanto às nossas fábricas na Índia, cerca de 85% da eletricidade vem de fontes renováveis, graças a uma empresa externa de energia, e já foram instalados painéis solares em escala de 3,2 MW. Aproximadamente 19 MW de eletricidade são produzidos por painéis solares em nossas fábricas coreanas em Asan e Ulsan, e a bateria ESS está conectada à energia gerada pela energia solar.
Estamos indo além de fábricas ecologicamente corretas e construindo fábricas inteligentes.
Aqui na Hyundai Motor, acreditamos que podemos criar um ecossistema de mobilidade que seja realmente ecologicamente correto, avançando na tecnologia de fabricação e inovando nas plataformas já existentes. Com nossos parceiros, estamos construindo um Centro de Inovação da Hyundai Motor Group em Cingapura, também conhecido como Hyundai Motor Group ICS, que servirá como um polo para a criação de um ecossistema de mobilidade inovador e de pesquisa na cadeia de valor relacionada à mobilidade, incluindo entrega de veículos, test drive e outros serviços.
Será criado um ambiente de trabalho amigável por M-CHoRD, nossa plataforma de manufatura inteligente, que funciona como um sistema de produção de vários veículos, com a capacidade de responder às mudanças do mercado de forma flexível com base na demanda, um sistema de cooperação humano-robô, tecnologia de prevenção de doenças musculoesqueléticas, sistema de tutoria para trabalhadores etc. Além disso, o Hyundai Motor Group ICS será ampliado para um centro de manufatura carbono líquido zero, por meio da geração de energia solar e de hidrogênio. A fim de promover a transição para a mobilidade limpa, estaremos lançando um novo negócio BaaS (bateria como serviço), com a implementação de nossa visão de mobilidade futura e a introdução de nossas tecnologias Smart City, UAM e robótica.
Com a ajuda de nossos parceiros, assumimos o compromisso de alcançar a neutralidade de carbono em toda a cadeia de valor.
A indústria automotiva não conta apenas com fábricas, mas também com fornecedores de peças automotivas. Como o sucesso da Hyundai Motor começa pela produção de peças excelentes fornecidas por nossos parceiros, colocamos em prática diversas formas de apoio para ajudá-los a se tornarem cada vez mais competitivos.
Além da qualidade e do suporte tecnológico, estabelecemos um plano para ajudá-los a alcançar a neutralidade de carbono. Monitoraremos suas emissões de carbono, ofereceremos diretrizes, promoveremos atividades para reduzir as emissões de carbono, forneceremos educação e criaremos um programa de cooperação para toda a nossa cadeia de suprimentos. Isso será especialmente benéfico para fornecedores de matérias-primas que tendem a emitir uma grande quantidade de emissões de carbono. Portanto, aumentaremos nossa cooperação em tecnologias de design automotivo para evoluir nossa reciclagem e melhorar nosso uso de novos materiais.
Muito além das nossas próprias emissões de carbono.
A neutralidade de carbono requer o fim do uso de combustíveis fósseis por completo. E, desde 2012, estamos desenvolvendo e aplicando na Coreia uma tecnologia de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS), que captura e lida com as emissões de carbono liberadas durante a queima de combustíveis fósseis. Começamos a desenvolver essa tecnologia para nos auxiliar durante a fase de transição e, a fim de nos prepararmos para a comercialização do CCUS, incluindo a expansão para outras indústrias além da automotiva, uma pesquisa empírica sobre a tecnologia está sendo conduzida em um instituto de pesquisa coreano, com o monitoramento do mercado e o desenvolvimento tecnológico contínuos.
Também estamos maximizando nossos esforços em design para aumentar a reciclagem de carros e baterias. Utilizamos plástico reciclado de carros antigos para fabricar peças automotivas, tais como protetores de roda, proteções inferiores e bandejas de bateria. Também utilizamos, sempre que possível, materiais ecológicos para produzir o IONIQ 5. Já para reduzir a poluição marinha, reutilizamos redes de pesca, dentro e fora da Coreia, e estamos conduzindo pesquisas sobre a reutilização de fibras de carbono dos tanques de hidrogênio de nossos HVs. Também estamos remodelando todo o nosso processo de fabricação, a fim de torná-lo mais propício para a reciclagem.